NÚCLEO DE ATENDIMENTO A PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS

O que é?
O NAPNE – Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas é o setor que visa o desenvolvimento de ações inclusivas em conjunto com os demais setores do IFMT. Ele faz parte do programa TEC NEP do ministério da educação. Esse foi desenvolvido visando a inserção daqueles que possuem necessidades educacionais específicas desde os cursos de Formação Inical até os cursos de pós-graduações da rede federal de educação profissional em parceria com os sistemas estaduais e municipais.

Sendo assim, o objetivo principal do NAPNE é disseminar a cultura da “educação para convivência”, aceitação da diversidade e, principalmente, buscar a quebra das barreiras arquitetônicas, educacionais, de comunicação e atitudinais.

O NAPNE do IFMT teve sua criação oficializada pela resolução nº 043, de 17 de setembro de 2013 assinada pelo então presidente do CONSUP/IFMT Prof. José Bispo Barbosa. No campus Cuiabá – Bela Vista, o núcleo teve sua formação inicial constituída pela psicóloga Cláudia de Puala Norkaitis e a assistente social Francismeiry Cristina de Queiroz.

Atualmente o NAPNE é coordenado pela Tradutora Intérprete de Libras, Elaine Cristina de Lima Pinto nomeada através da portaria nº 064, de 24 de maio de 2016.

Embora o núcleo seja formado por servidores, é um grupo acessível à integração provinda de outros servidores, alunos, pais, comunidade e órgãos públicos, privados e/ou entidades afins. todos que tenham interesse em participar no atendimento a pessoas com necessidades específicas são bem-vindos, para sugestões, desenvolverem ações, projetos e outras atividades que auxiliem na inclusão e acessibilidade.

Quem são as pessoas com necessidades específicas?

Quando se fala em Pessoas com Necessidades Específicas – PCDs, muitos já tem em mente que se tratam apenas de pessoas com deficiências permanentes, no entanto esse termo vai muito além. Esse termo se refere a todas aquelas pessoas que necessitam de políticas de inclusão, nos mais diversos campos da sociedade. Podemos destacar:

• Pessoas com altas habilidades;
  • Pessoas com condutas típicas (síndromes, esquizofrenia, etc.);
  • Deficientes físicos permanentes, como por exemplo, aqueles com deficiência auditiva, visual, intelectual e/ou motora;
  • Deficientes físicos temporários, como vítimas de acidentes;
  • Pessoas excluídas socialmente: os idosos, os índios, os negros e os obesos.

Responsável: Elaine Cristina
Contato: (65) 3318-5154

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá - Bela Vista